A história da ginástica e sua evolução no mundo

O esporte da ginástica, que deriva seu nome da palavra grega antiga para exercícios disciplinares, combina habilidades físicas como controle do corpo, coordenação, destreza, graciosidade, e força com habilidades acrobáticas, todas realizadas de uma forma artística. A ginástica é realizada por homens e mulheres em muitos níveis, desde clubes locais e escolas a faculdades e universidades, e em competições nacionais e internacionais de elite.

História

A ginástica foi introduzida no início da civilização grega para facilitar o desenvolvimento corporal através de uma série de exercícios que incluíam correr, saltar, nadar, arremessar, lutar e levantar peso. Muitos eventos básicos de ginástica foram praticados de alguma forma antes da introdução pelos gregos de gymnazein, literalmente, “para exercitar nus. A aptidão física era um atributo muito valorizado na Grécia antiga, e tanto homens como mulheres participaram de exercícios de ginástica vigorosos. Os romanos, depois de conquistarem a Grécia, desenvolveram as atividades em um esporte mais formal, e eles usaram os ginásios para preparar fisicamente suas legiões para a guerra. Com o declínio de Roma, no entanto, o interesse na ginástica diminuiu, permanecendo como uma forma de entretenimento.

Ginástica Moderna

Em 1774, um Prussiano, Johann Bernhard Basedow, incluiu exercícios físicos com outras formas de instrução em sua escola em Dessau, Saxônia. Com esta ação começou a modernização da ginástica, e também empurrou os países germânicos para a vanguarda no esporte. No final de 1700, Friedrich Ludwig Jahn da Alemanha desenvolveu a barra lateral, a barra horizontal, as barras paralelas, o feixe de equilíbrio, e eventos de salto. Ele, mais do que qualquer outro, é considerado o “pai da ginástica moderna”. A ginástica floresceu na Alemanha em 1800, enquanto na Suécia uma forma mais graciosa do esporte, enfatizando o movimento rítmico, foi desenvolvido por Guts Muth. A abertura (1811) da Escola de Jahn em Berlim, para promover sua versão do esporte, foi seguida pela formação de muitos clubes na Europa e, mais tarde, na Inglaterra. O esporte foi introduzido nos Estados Unidos pelo Dr. Dudley Allen Sargent, que ensinou ginástica em vários Estados Unidos. universidades sobre o tempo da Guerra Civil, e quem é creditado por inventar mais de 30 peças de aparato. A maior parte do crescimento da ginástica nos Estados Unidos centrou-se nas atividades dos imigrantes europeus, que introduziram o esporte em suas novas cidades na década de 1880. Os clubes eram formados como grupos Turnverein e Sokol, e ginastas eram muitas vezes referidos como “turners”. A ginástica moderna excluiu alguns eventos tradicionais, como levantar pesos e lutar, e enfatizou a forma ao invés de rivalidade pessoal.

Na Vitrola Proudly powered by WordPress